Ver todos >

Spin Lab é o novo projeto que arranca em Óbidos

Foi lançado, no Encontro de Empresas do Parque Tecnológico de Óbidos, que decorreu no passado dia 10 de setembro, o projeto Spin lab, um espaço de materialização de ideias e fábrica de hardware,   que irá nascer brevemente no edifício dos antigos Bombeiros de Óbidos. Paulo Martins, parceiro do Parque Tecnológico de Óbidos neste projeto, explicou a evolução dos conceitos de Fab Lab para Spin Lab, mostrando que com a evolução dos tempos, novas áreas começam a ser exploradas por entusiastas, visionários e profissionais; novas tecnologias, que não se cingem apenas ao campo da mecânica e eletrónica, mas que abrangem áreas como a biologia e a física aplicada. A este facto, alia-se a necessidade de adequar estes conceitos às regiões. No caso de Óbidos, a agricultura é uma área que claramente pode e deve tirar partido destes conceitos.

O conceito de Fab Lab mais associado à mecatrónica (informática + eletrónica + mecânica) evolui assim para o Spin Lab, integrando o Biolab, no ramo da biologia, que com os recursos da mecatrónica irão permitir, por exemplo, a criação de sensores biométricos. O Agrolab é o terceiro elemento que vem integrar o Spin Lab, no ramo da agronomia, o que irá permitir desenvolver e aplicar metodologias na área agrícola. A junção do Agrolab com o Biolab irá permitir, entre outros, a criação ou reprodução de métodos de análise de terrenos agrícolas.

Quando os projetos necessitam de serem fabricados em volumes maiores que aqueles que o Spin Lab comporta, entra mais uma vertente relevante do projecto: a fábrica de hardware. Esta irá proporcionar o apoio na engenharia, na industrialização e na fabricaçãodo produto, desde a montagem à sua expedição.

Para além do lançamento do Spin Lab, o evento contou com a apresentação de mais três empresas ligadas ao universo do Parque Tecnológico de Óbidos: On Spot, CaveDigital e Cumulocity. Seguiu-se o habitual momento de open networking, permitindo reforçar os contactos entre empresários e convidados.

On Spot
Bernardo Alegra falou das estratégias aplicadas pela empresa na ativação de marcas e deu alguns exemplos de sucesso.

CaveDigital
Pedro Serrano apresentou esta Software House, especializada em desenvolvimento de apps e software para Windows 8, Windows Phone, SharePoint e Office.

Cumulocity
Spin off da Nokia Siemens Networks, Sediada em Düsseldorf mas com equipa pela Alemanha, Portugal e Polónia. Luis Confraria trabalha no COlab Óbidos, desenvolvendo principalmente soluções na cloud para “machine to machine”. Os principais produtos da empresa são: Conduct (plataforma para aplicações M2M na cloud), Telematics (aplicação online para monitorização de viaturas) e o Vendme (aplicação online para monitorização e controlo de máquinas de vending).