Ver todos >

OBITEC

O Parque Tecnológico de Óbidos é o primeiro parque do País a ter na entidade gestora duas  universidades, um politécnico e uma escola técnica. A localização e o posicionamento global do Parque Tecnológico de Óbidos, particularmente direcionado para as indústrias criativas, permitem diferenciá-lo dos parques existentes, imprimindo uma grande vantagem, onde a parceria com as universidades se traduz no desenvolvimento de projetos de investigação ligados às empresas.

A OBITEC é a entidade envolvida no programa estratégico para Parques de Ciência e Tecnologia, liderado pela Universidade de Coimbra, que apresentou a candidatura ao QREN, denominada Inov.C, que pretendeu criar, segundo o programa estratégico um ecossistema de inovação na Região Centro.

Parceiros:
> Universidade de Coimbra
> Universidade Técnica de Lisboa
> Instituto Politécnico de Leiria
> ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação

Associados:
> Município de Óbidos
> Ambisig
> Associação Industrial da Região Oeste (AIRO)
> Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC)
> Instituto Politécnico de Leiria
> Óbidos.com
> Universidade de Coimbra
> Almadesign
> On Set Lab
> Hopecare

Órgãos Sociais:
Em Assembleia-Geral tomaram posse os novos membros dos Corpos Sociais da OBITEC. A equipa reflete também a abertura da associação OBITEC a parcerias regionais, entidades de ensino superior e empreendedores que escolheram Óbidos e o Parque Tecnológico para as suas empresas.

Assembleia-Geral
Presidência: AIRO
Vogal: AMBISIG
Vogal: On Set Lab

Direção
Presidência: Município de Óbidos
Vogais: Instituto Politécnico de Leiria, Start Up Portugal, Almadesign e ETIC

Conselho Fiscal
Universidade de Coimbra
Óbidos.Com
Hope Care

Óbidos

QUALIDADE DE VIDA

Óbidos oferece condições únicas  para viver, trabalhar e divertir. Uma localização única que reune as melhores ofertas nos mais diversos níveis.

> Tempos de deslocação reduzidos, no acesso ao Parque;
> Ensino inovador e de qualidade: Escolas d’Óbidos;
> Oferta habitacional diversificada e de qualidade, na região;
> Proximidade a praias: Óbidos, Foz do Arelho e Peniche;
> Infra-estruturas de desporto e lazer a menos de 20 minutos: campos de golfe, escolas de equitação, escola de vela, escolas de surf, porto de embarcações de recreio;
> Intensa vida cultural, durante todo o ano, e acesso a actividades como música, dança e teatro.

 

NATUREZA POR EXCELÊNCIA

Óbidos oferece um cenário único de beleza, uma paisagem que abrange a serra e o mar, proporcionando uma ligação privilegiada com a natureza. A Lagoa de Óbidos, considerada a maior e mais bela lagoa de água salgada da costa ocidental do país, permite a prática de diversas actividades como vela, windsurf, canoagem, remo, kiteboard, jetski ou ski náutico. Cerca de 20 km de ciclovia à volta da lagoa de Óbidos, articulada com a rede de ecopistas municipais de dezenas de km, juntamente com as praias, os campos de golfe e os percursos pedestres constituem outros elementos que caracterizam a oferta de excelência para todos os amantes da natureza.

 

QUALIDADE DE TRABALHO

O Parque Tecnológico de Óbidos é reconhecido como o único parque empresarial estruturante orientado para as indústrias criativas, concentrando recursos privilegiados para o seu desenvolvimento, no eixo compreendido entre Lisboa, Coimbra e Santarém. Oferece condições de trabalho excelentes, dentro e fora do recinto:
> Zonas verdes e baixa densidade de construção: a área de implantação da construção nos lotes representa menos de 10% da área total de intervenção do projecto;
> Infra-estruturas desportivas: ciclovia/circuito de manutenção e campo polidesportivo;
> Acesso a formação, ensino e investigação, em redes com instituições de ensino superior e investigação;
> Serviços de apoio, a instalar nos edifícios centrais: arrendamento de escritórios, incubação, auditório, salas de reunião, restauração, cafetaria e videoconferência, entre outros;
> Proximidade a empresas do sector, com necessidades semelhantes: networking e oportunidades de negócio;
> Tempos de deslocação reduzidos, de e para centros urbanos e de negócio: Lisboa a cerca de 45 minutos, Leiria e Santarém a cerca de 30.

 

NOVO CONCEITO DE HABITAR

Resorts e Habitações Criativas – Óbidos é, neste momento, uma das regiões de maior desenvolvimento turístico. Empreendimentos como o Bom Sucesso Design Resort, Praia d’el Rey, Quintas de Óbidos ou Royal Óbidos são exemplos da qualidade que o Concelho tem para oferecer. São dos projectos que se têm destacado, quer pela sua dimensão, quer pelo conceito e qualidade associada. Campos de golfe, moradias e apartamentos de grande qualidade, hotéis de cinco estrelas, centros hípicos, health clubs, escolas de vela, escolas de surf e uma série de outros serviços junto ao campo e à praia são os principais atractivos destes empreendimentos, particularmente orientados para o turismo residencial.

As Habitações Criativas inscrevem-se no modelo de criatividade e de inovação que Óbidos está a implementar, para potenciar uma indústria de conteúdos, num tempo onde se percepciona uma importância cada vez maior. Óbidos quer ser, em Portugal, um local privilegiado para talentos e, por isso, pretende disseminar pelo território a possibilidade da sua inserção. Aglomerados urbanos do Concelho serão potenciados como locais privilegiados na criação de uma rede de habitações criativas, assim como uma estratégia de regeneração urbana e paisagística. O Município pretende que os vazios urbanos – indústrias ou empresas desactivadas – se transformem em espaços centrais para a afirmação dessa criatividade. Por outro lado, a demanda de qualidade de vida tem vindo a contribuir para a regeneração do nosso espaço urbano, cada vez mais marcado por uma ruralidade moderna, onde a vivência nas aldeias do concelho tem um crescente acesso ao conforto e às novas tecnologias.

 

 ESCOLAS D’ÓBIDOS

Uma educação criativa. Essa é a primeira prioridade do Plano de Metas estabelecido para o município. Encarando a educação como uma área que engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação, Óbidos encara como fundamental o fortalecimento dos padrões de ensino. Deste modo, implementou um novo modelo de escola, centrado em três complexos que abrangem toda a área do Concelho: Complexo Escolar dos Arcos, Complexo do Alvito e Complexo do Furadouro. Estes, primam pelo acesso privilegiado às novas tecnologias, ofertas educativas inovadoras e, por equipas especializadas que acompanham de perto as crianças.

> Novas tecnologias: Quadros interativos, computadores portáteis e wireless (internet sem fios).
> Equipas especializadas de apoio aos alunos: avaliação e acompanhamento psicológico, terapia da fala, intervenção pedagógica e terapia familiar.
> Ofertas educativas inovadoras e Programa Descobre o teu Talento: com uma oferta curricular abundante, existem disciplinas que são os alunos que escolhem. O objectivo é enfatizar a individualidade, na perspectiva da descoberta do seu talento, através da criatividade.

 

INTENSA VIDA CULTURAL

Óbidos tem uma intensa oferta cultural, nas suas diversas vertentes – música, dança, teatro, pintura, escultura e grandes eventos de entretenimento. Estes eventos decorrem ao longo de todo o ano permitindo, por isso, a oferta de um programa rico e diversificado para todos aqueles que não abdicam da cultura na sua vida.
Além dos circuitos previamente preparados – genéricos, temáticos e infantis – Óbidos tem na sua agenda uma série de eventos, como o Festival Internacional de Chocolate, o Mercado Medieval, Óbidos Vila Natal, os grandes Concertos da Semana Santa, o Maio Barroco (Temporada de Música Clássica), espectáculos de dança, o Festival de Teatro, a Temporada de Cravo ou a Semana Internacional do Piano.

 

UMA QUESTÃO DE ATITUDE

A preservação e a promoção do ambiente ganham um relevo especial, num local com recursos naturais de excelência. Foi, por este motivo, lançado em finais de 2007 um projecto de grande dimensão, tendo em vista a redução das emissões de gases com efeitos de estufa na área do Município e uma maior retenção de carbono – o Programa Carbono Social. Trata-se de uma iniciativa inovadora, de carácter global, abrangendo toda a população e todas as actividades económicas e que junta o poder local, associações de ambiente, empresas, grandes multinacionais e a população.

Destacam-se outras iniciativas, como o Ecodesign, onde se aproveitam os cartazes promocionais para a transformação em objectos reciclados, e o projecto OB2, direccionado para uma nova geração de edifícios, ícones de uma intervenção arquitectónica com preocupações ecológicas, bioclimáticas e de utilização racional de energia.

 

Vídeos

> Apresentação dos novos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos
outubro 2014

> Participação do Parque Tecnológico de Óbidos no Festival IN
novembro 2013

> Presidente da República visita incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos
8 Maio 2010

> Visita do Presidente da República a Óbidos
8 Maio 2010

Mais Centro visita Parque Tecnológico de Óbidos
5 Maio 2010

> Androulla Vassiliou, Comissária Europeia da Cultura, no Fórum Europeu Indústrias Culturais, Barcelona
30 Março 2010

> Concerto de Cravo, Incanto del Barroco, Maio Barroco, Convento de S. Miguel das Gaeiras
22 Maio 2010

> Conferência e Workshop Cake Designers na incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos
5 Março 2010

> Apresentação das empresas da incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos
16 Setembro 2009

> Conferência sobre Clusters Criativos em Óbidos
22 Janeiro 2009

> Parque Tecnológico de Óbidos – conferência de apresentação
11 Novembro 2008